Tipos de pessoas

 Não julgueis, para que não sejais julgados.
 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, 
e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. (MATEUS 7:1 a 2)

Comumente ouve-se falar as seguintes frases nos bate-papos informais:

"Não falo com esse tipo de pessoa..."
"Aquele tipo de pessoa..."
"Pessoas desse ou aquele tipo..."
"...deve ser daquele tipo de pessoa"

Reflexionando sobre os vários tipos de pessoas que as frases sugerem, pode-se imaginar qual o critério usado para diferenciar uma pessoa de outra.
Muito provavelmenete os critérios são socio-educacionais, como classe social, nivel de escolaridade, costumes entre outros, visto que o conhecimento profundo de um coração humano se dá com a proximidade fraternal.

Logo, forma-se tribos, segmentando o relacionamento, trazendo uma certa distancia interpessoal, movida pelo orgulho que limita os sentimentos, alimentando com ódio, desavença e desunião a fogueira da vaidade.

Partindo do princípio que todas as pessoas são derivadas da mesma fonte, o Criador excelso, como espíritos imortais, utilizar classificações descriteriosas com o fim de se elevar à um patamar mais digno em relação ao próximo, por egoismo ou ignorancia, pode ser uma armadilha, um engodo.

Jesus orienta em seu sempre atual discurso, que não devemos julgar o semelhante sob pena de que o julgamento seja usado contra nós mesmo, diante dos tribunais divinos.

A pedra lançada em direção ao próximo, pode ferir igualmente aquele que a lançou.

Logo devemos utilizar as ferramentas do amor, da caridade, da união para preparar o solo da fraternidade universal.

Adotemos a prática de classificar toda e qualquer pessoa com apenas um tipo, unico e universal, irmãos filhos do justo e benevolente Pai eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário